Rio - A Prefeitura do Rio de Janeiro retoma nesta segunda-feira, 5, o atendimento relacionado ao CadÚnico (Cadastro dos Programas Sociais Federais). Com o restabelecimento do sistema, paralisado desde o dia 15 de agosto em razão do ataque hacker ao Datacenter da gestão municipal, o serviço voltou a ser disponibilizado nos 47 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Com a invasão ao sistema, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) precisou suspender o serviço de atendimento e cadastramento, o que afetouaqueles que precisam dos benefícios oferecidos.
Segundo a Prefeitura, o retorno do atendimento só está sendo possível devido ao plano de contingência adotado pela Secretaria de Assistência Social, para atender à população.
A pasta alugou 200 computadores para reiniciar o atendimento aos que procuram programas federais de transferência de renda. Por causa das limitações impostas pelo número de máquinas, neste reinício, cada CRAS terá a capacidade de atender 60 pessoas diariamente.
O atendimento vai equivaler a 2.820 cadastramentos diários dos 47 centros de assistência social, o que totalizará 14.100 inscrições no CadÚnico em toda a rede da SMAS, nos cinco dias da semana — 62.040 cadastros durante um mês.
Em nota, a secretaria informa que oito polos especiais de cadastramento funcionarão em “dois sábados, 17 e 24 nas áreas de maior demanda. Os endereços desses polos serão divulgados ao longo desta semana’”.
No próximo sábado, 10, não será possível realizar o cadastramento porque o sistema on-line nacional do CadÚnico estará fora do ar.
O horário de atendimento do Cras é das 8h às 17h.
Outros serviços que também retornaram
O site Nota Carioca retornou o funcionamento à população, após quase 10 dias fora do ar. O sistema afetado pelo ataque hacker prejudicou a vida de vários empreendedores, que realizam a emissão de notas fiscais, fazendo com que muitos pagamentos não fossem realizados.
Com a volta do serviço no dia 24 de agosto, a população já pode além de emitir notas, fazer a substituição dos Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos enquanto o sistema estava inoperante.
Os técnicos também conseguiram restabelecer os sistemas de pagamento da Secretaria de Fazenda, no dia 22 de agosto. Com isso, o pagamento dos salários dos servidores e de fornecedores foi garantido, segundo a prefeitura. Também foram depositados benefícios de servidores, como auxílio creche, auxílio moradia e auxílio medicamento.
Em seguida, no dia 25, a Secretaria de Fazenda e Planejamento retornou o atendimento presencial para os serviços de IPTU e ISS. Após seis dias, também voltou a disponibilizar o serviço on-line. Além do IPTU, a Fazenda já retomou os serviços de ITBI e de ISS.
Os demais serviços de IPTU, inclusive emissão da Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica, estão sendo realizados de forma presencial, na sede da Prefeitura do Rio, que fica na Rua Afonso Cavalcanti, 455, na Cidade Nova, no Centro do Rio. Os horários são das 9h às 16h, e nos postos de atendimento localizados nos shoppings, das 10h às 18h.
Também já está disponível o atendimento relacionado à Dívida Ativa. O sistema da Procuradoria do Município do Rio de Janeiro (PGM) foi restabelecido na última quinta-feira, 1º e os serviços voltam a ser disponibilizados online aos contribuintes, que também podem procurar uma das lojas da Dívida Ativa localizadas na cidade.
Os serviços on-line estão disponíveis no site prefeitura.rio que segue como plataforma de informações aos cariocas até que o portal da Prefeitura seja restabelecido. Por conta do ataque, a PGM prorrogou a validade das Certidões de Regularidade Fiscal da Dívida Ativa, com vencimento entre 07 de agosto e 10 de setembro, para o dia 30 de setembro deste mês.
As certidões com validade prorrogada poderão ser normalmente utilizadas pelos contribuintes, permitindo que o processo de renovação do documento seja realizado na ocasião da retomada do serviço de emissão.
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