Primeiro mutirão para renegociação de dívidas de 2023 promovido pelo Procon-RJ é voltado para consumidores pessoas jurídicasDivulgação/Procon-RJ

Rio - Para começar o ano no 'azul', o Procon-RJ realiza o primeiro e inédito mutirão voltado para consumidores pessoas jurídicas entre os dias 23 a 27 de janeiro. Em 2022, os eventos voltados a negociações de dívidas realizados pela autarquia atenderam quase cinco mil pessoas, com percentuais de acordo acima de 75%. Os descontos que chegaram a mais de 90%. 
Os bancos que estão confirmados até o momento são o Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa e Itaú. Também confirmaram a participação as seguintes concessionárias de serviço público: Águas do Rio, Iguá, Zona Oeste Mais, Cedae, Águas de Niterói, Águas do Imperador, Águas de Nova Friburgo, Águas de Juturnaíba, Águas do Paraíba, Enel, Light e Naturgy, e as empresas de telecomunicações Claro, Oi, Tim e Vivo.
"O objetivo é facilitar a negociação de débitos de pessoas jurídicas, em especial Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME), que tiveram problemas na pandemia e ainda não conseguiram pagar essas dívidas oriundos de relações de consumo com Instituições Financeiras, Concessionárias de serviços públicos e empresas de Telecomunicações", disse o presidente da autarquia, Cássio Coelho.
Diferentemente dos mutirões para pessoa física, os consumidores pessoa jurídica deverão realizar uma pré-inscrição online, devido às peculiaridades relativas à documentação a ser apresentada no momento da negociação. O link para participação (https://forms.gle/4KSuSuxJdnTW5axc8) estará disponível a partir desta segunda-feira, 9, e será encerrado na sexta-feira, 13.