Banco afirma que o sistema já foi restauradoDivulgação

Clientes do Itaú registraram, nas redes sociais, problemas com transferências via Pix realizadas no aplicativo na tarde deste sábado (25). De acordo com usuários, não era possível receber o dinheiro enviado em transferências bancárias, mesmo quando o valor havia sido debitado.

A interrupção no processamento do Pix durou cerca de dez horas e o banco afirmou que o sistema já foi restaurado.

"Estamos temporariamente sem acesso às informações deste lançamento. Por favor, tente novamente mais tarde", informou uma mensagem no aplicativo, na área dos saldos do Pix.

Durante o dia, o Itaú respondeu para vários usuários no Twitter que o Pix estava indisponível e que estava atuando para normalizar.

"Sabemos que indisponibilidades geram transtornos e trabalhamos para minimizar que elas aconteçam", informou o banco. A orientação era para que o cliente aguardasse a operação voltar ao normal.

De acordo com o DownDetector, site que monitora redes sociais e aplicativos, as reclamações de usuários sobre o problema começou por volta das 11 horas da manhã deste sábado, com pico às 12h34.

Em resposta ao jornal "O Estado de S. Paulo", o banco afirmou que já resolveu a instabilidade. "O Itaú Unibanco informa que o sistema Pix já foi totalmente normalizado. O banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente." 
Nas redes sociais, porém, usuários ainda falavam sobre dificuldades no sistema.
"Hoje fiz três pix pelo aplicativo do @itau . As pessoas que deveriam receber o repasse não receberam, nem o dinheiro voltou para a minha conta. Terminei tendo chateação com um dos supostos beneficiados por causa disso. Quero saber da devolução dos valores e normalização", escreveu uma usuária.
Outra internauta também questou sobre a devolução do dinheiro na sua conta: "Fiz um pix pelo Itaú de manhã e o dinheiro foi debitado da minha conta, mas o pix não chegou na conta de destino! @itau o dinheiro vai voltar pra minha conta?".