Contrato de concessão tem prazo de 30 anosDivulgação/Ministério da Infraestrutura
Aena assina contrato de concessão do aeroporto de Congonhas
Concessionária espanhola vai administrar outros dez campos de aviação
O grupo espanhol Aena anunciou nesta quarta-feira , 29, que assinou um contrato de concessão de 11 aeroportos no Brasil, incluindo o de Congonhas, em São Paulo, como parte da "maior operação de desenvolvimento internacional" de sua história.
O contrato de concessão tem prazo de 30 anos, que pode ser prorrogado por mais cinco, informou em um comunicado o grupo semi-público, maior operador aeroportuário do mundo em número de passageiros.
Entre os 11 aeroportos, em quatro estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará), está o de Congonhas, "o segundo com maior tráfego de passageiros no Brasil", destaca o comunicado.
A Aena havia conseguido o contrato em uma licitação organizada em agosto de 2022, pelo valor de 530 milhões de dólares (R$ 2,6 bilhões), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O grupo, que já administra seis aeroportos no Brasil, além de 46 aeroportos na Espanha e o de Luton, no Reino Unido, registrou um tráfego de 270 milhões de passageiros no ano passado, que resultaram em um volume de negócios de 4,5 bilhões de dólares (23,2 bilhões de reais).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.