Bares e restaurantes são responsáveis por empregar mais de 170 mil pessoas, segundo governadorMarcelo Camargo/Agência Brasil

Rio - Dados do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio) apontam que o faturamento do segmento no Estado do Rio de Janeiro cresceu 14,4% em 2022, na comparação com 2021: passou de R$ 10,8 bilhões para R$ 12,3 bilhões. O resultado positivo é consequência de incentivos fiscais a bares, lanchonetes e estabelecimentos similares, concedidos por lei sancionada em 2021, que estabeleceu alíquota de ICMS de 3% no fornecimento ou na saída de refeições, e de 4% para as demais operações.
O governador Cláudio Castro afirmou que "o setor é responsável por empregar mais de 170 mil pessoas". De acordo com o SindRio, o segmento segue com resultados positivos, registrando, em janeiro, alta de 12,95% em comparação com dezembro de 2022, ultrapassando os indicadores de fevereiro de 2020, período anterior à pandemia.
"A lei que garante incentivo fiscal aos bares e restaurantes tem sido fundamental neste processo de retomada e recuperação, tornando o Rio de Janeiro um dos estados mais atrativos do Brasil para novos investimentos", disse Fernando Blower, presidente do SindRio.