Outra prioridade abordada foi a negociação de imóveis do INSS para destinação socialMarcello Casal Jr/Agência Brasil

Rio - A Prefeitura do Rio, em parceria com a Previdência Social, vai oferecer cursos gratuitos para aposentados, pensionistas e segurados por auxílio-doença. O objetivo é ampliar a qualificação e a conquista de novas oportunidades profissionais. A parceria foi abordada ao longo da reunião entre o ministro Carlos Lupi e o secretário Everton Gomes nesta segunda-feira (17), na sede do órgão municipal.
Ao lado dos secretários municipais de Habitação, Ciência, Tecnologia e Proteção e Defesa dos Animais, Patrick Corrêa, Tatiana Roque e Vinicius Cordeiro, respectivamente, Everton Gomes ressaltou o potencial da parceria para a progressiva criação de novas oportunidades profissionais e redução do tempo para análise de benefícios.
"Estruturaremos programas de inclusão, requalificação e reabilitação profissional para beneficiários. Em paralelo, colocamos nossos sete postos à disposição do governo federal para ajudar a reduzir as filas de pedidos no INSS", comentou.
Habitação social
Outra prioridade abordada foi a negociação de imóveis do INSS para destinação social. Entre os locais analisados que poderão ser repassados por venda direta, estão espaços nas regiões Norte e Central da capital, como um prédio na Avenida Venezuela.
"Maior proprietário público de imóveis do Brasil, o INSS tem uma função social que está sendo reforçada pelo atual governo. Conjuntamente com a garantia de direitos previdenciários, vamos trabalhar para disponibilizar locais que permitam a redução do déficit habitacional para milhares de famílias", afirmou Gomes.
Dia do Trabalhador
No 1 º de maio, o Ministério disponibilizará o atendimento ao público com estande do INSS instalado no evento programado para o Parque de Madureira, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
"O trabalhador poderá buscar informações sobre os serviços disponibilizados pelo INSS em eventos simbólicos para todos os brasileiros", finalizou Lupi, que também visitou, durante a tarde, o espaço multiuso que será reativado na sede da Superintendência e atendeu representantes da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo para discutir a viabilidade da aposentadoria especial da categoria.