CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, pediu renúncia após vídeo viral no qual aparece xingando cliente da empresaDivulgação

Rio - O pedido de renúncia de João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, antigo Hotel Urbano, na segunda-feira, 24, evidenciou a crise da empresa. Não bastasse a enxurrada de reclamações de clientes nas redes sociais por conta da dificuldade de marcar datas de pacotes de viagens comprados na plataforma e de receber o reembolso, o executivo viralizou após a circulação de um vídeo no qual aparece xingando, ameaçando e expondo um cliente.
Ao 'G1', o Procon-RJ informou que a agência de viagens online pode ser multada em mais de R$ 12 milhões. Um ato sancionatório foi instaurado em face Hurb, que tem 15 dias para apresentar a sua defesa. O Procon Carioca vai abrir um procedimento para investigar as denúncias. Nos últimos 12 meses, o portal Reclame Aqui registra mais de 60 mil queixas relacionada a Hurb.

"Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do 'João Ricardo Mendes' e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu", o executivo, em sua carta de renúncia.

Embora tenha deixado o cargo de CEO, João Ricardo permanece como responsável legal do Hurb e principal acionista da empresa. O conselheiro geral Otávio Brissant assumiu, nesta terça-feira, 24, interinamente o cargo de CEO. 
Vídeo viral
Na sexta-feira, 21, um vídeo no qual João Ricardo xinga e ameaça um cliente da Hurb viralizou nas redes sociais. Na gravação, o empresário entra em contato com um cliente que faz parte de um grupo no WhatsApp chamado "#HurbKdMeuvôo".

No vídeo, João Ricardo chama o consumidor de "retardado", "otário" e "bundão", faz ameaças a ele e diz que já "puxou sua capivara toda" e que "está arriscado alguém bater nessa merda da sua casa".

Polêmico, o fundador do Hurb se envolveu em outro episódio em que debocha de clientes da empresa no dia 13 de abril. João Ricardo publicou um vídeo em sua página no LinkedIn no qual deixa seu tênis em cima de uma faixa de protesto de consumidores.

O Procon-RJ notou aumento do número de reclamações em face da Hurb sobre problemas relacionados a agendamentos de pacotes de viagens comercializados. A empresa ofertou pacotes com datas flexíveis a um preço com desconto, mas não tem conseguido agendar as viagens nas datas indicadas pelos consumidores.