O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira, 16, que a Petrobras começou a "abrasileirar" o preço dos combustíveis com a nova política anunciada, que dá fim ao Preço em Paridade de Importação (PPI), adotado desde 2016 pela estatal.
"Estou particularmente feliz, e o povo brasileiro também vai ficar", disse Lula no vídeo postado nas redes sociais. "Vocês estão lembrados que nós iríamos abrasileirar os preços da Petrobras, e começou a acontecer", completou.
A Petrobras reduz, a partir desta quarta-feira, 17, o preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha nas suas refinarias. A queda será de:
- gasolina: - R$ 0,40 por litro (-12,6%);
- diesel A: - R$ 0,44 por litro (-12,8%);
- GLP: - 8,97 por botijão de 13 kgs (-21,3%).
A nova política vai considerar o "custo alternativo do cliente" e o "valor marginal para a Petrobras", e não parâmetros internacionais, como o petróleo e o dólar, da maneira que é feito desde 2016.
O presidente também anunciou que no final de maio anunciará uma nova política de investimentos em infraestrutura. O novo plano contemplará investimentos diretos do governo, concessões à iniciativa privada e parcerias público-privadas.
O projeto vem sendo tratado como "novo PAC", em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que reuniu grandes obras nos mandatos anteriores de Lula e na gestão de Dilma Rousseff.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.