Iniciativa da ONG busca reduzir os índices de evasão escolar no Ensino MédioInternet/Reprodução
Projeto combate evasão escolar no Ensino Médio, problema que afeta 500 mil jovens no Estado
No Brasil, apenas 6 em cada 10 estudantes até 24 anos concluem o Segundo Grau.
A evasão escolar é um dos graves problemas do país. De acordo com a pesquisa “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/Sesi), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), ela atinge, por ano, mais de 500 mil jovens com mais de 16 anos. No Brasil, apenas 6 em cada 10 alunos de até 24 anos concluem o Ensino Médio. Entre os mais pobres, a proporção chega a 46%, contra 94% dos estudantes mais ricos.
Muitas instituições no país têm projetos que visam combater a evasão escolar. Entre eles, está a Trilha Empreendedora. Lançado em 2017 pela ONG JA Rio de Janeiro, que integra a rede global Junior Achievement. O objetivo é preparar estudantes do Ensino Médio da rede pública para o mercado de trabalho, auxiliando no combate à evasão escolar.
Somente em 2022, o programa proporcionou a mais de 15 mil experiências educacionais a adolescentes e jovens, em 36 municípios fluminenses, que tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”. Em 2023, a iniciativa acaba de ganhar uma nova edição com 122 escolas públicas participantes.
Realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com o patrocínio de empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e da CGG, a Trilha Empreendedora entrou para o Calendário Rio 2030, da Organização das Nações Unidas, conquistou o 1º lugar do Prêmio Aplaude 2022, na categoria #Inspira (Voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil). A premiação é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, que reconhece a atuação de diferentes instituições que compartilham, colaboram e inspiram um país melhor, produzindo impactos transformadores na sociedade, voltados para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.
“Queremos contribuir cada vez mais com o combate à evasão escolar. A Trilha prevê a aplicação de uma sequência de programas da Junior Achievement dentro do currículo do Ensino Médio de escolas da rede estadual. Já estamos em quase 40 municípios fluminenses, mas precisamos alcançar mais escolas e jovens, impactando de forma positiva a vida de milhares de pessoas”, afirma Renata Guimarães, diretora-executiva da JA Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.