O gasto de turistas estrangeiros no Brasil cresceu 14,7% no mês de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados do Setor Externo, divulgados pelo Banco Central na sexta-feira, 26, foram deixados no país US 452 milhões. No acumulado do ano, os estrangeiros injetaram US 2.155 bilhões na economia do país, uma alta de 32,3% em relação à 2022.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, celebrou a alta no montante arrecadado pelo setor e destacou a importância de um trabalho integrado para que se possa ampliar este número. “Os turistas estrangeiros estão voltando ao nosso país. E nós, no Ministério do Turismo, estamos trabalhando em prol da estruturação dos nossos destinos e na qualificação dos trabalhadores para fazermos este montante crescer cada vez mais. Estamos firmes, trabalhando para movimentar a economia, gerando emprego e renda”, disse.
Até março, o Brasil recebeu 2,3 milhões de turistas estrangeiros. A marca é superior a do mesmo período de 2020, último ano antes da eclosão da pandemia de Covid-19, quando o país recebeu 1,9 milhão de visitantes de outros países. O desempenho também é superior ao do primeiro trimestre de 2019, quando houve 2,2 milhões de turistas internacionais. A maior parte desses turistas veio da Argentina, totalizando 1 milhão de pessoas. Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos, com 184,3 mil; e em terceiro, o Paraguai, com 151,5 mil. Os estados mais procurados foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, vem realizando desde o início do ano uma extensa agenda internacional, com visitas à Portugal, Espanha, Cuba e Punta Cana, com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas estrangeiros para o país. Ela manteve encontros com representantes governamentais e investidores internacionais, dialogando para fortalecer e gerar mais empregos e renda para o turismo nacional.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.