Projeto prevê a construção de um terminal portuário na Praia de JaconéFoto: O DIA

“Porto de Jaconé: Desenvolvimento, Impactos Sociais e Ambientais”. Este é o tema do evento que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia promoverá no dia 14 de junho, em sua sede, na Rua Buenos Aires, 40, Centro,  para debater o projeto de construção do Porto de Jaconé, em Maricá. O encontro, organizado pela Comissão de Meio Ambiente do Crea-RJ, será realizado de 9h às 13h e reunirá especialistas do setor, professores e representantes da empresa construtora, de órgãos públicos, da Alerj e de prefeituras da região.
O terminal portuário será construído na Praia de Jaconé. É o maior projeto privado da região, com previsão de geração de 4 mil empregos diretos e até 12 mil indiretos. A expectativa é que ele se transforme na principal âncora para escoamento e tancagem do óleo do pré-sal.
O evento será aberto pelo presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; pelo engenheiro civil Luiz Carneiro e pelo geólogo Gabriel Fernandes; além do geógrafo Vagner Oliveira. Logo depois, haverá a participação de representantes da DTA Engenharia — empresa construtora do porto —; das prefeituras de Saquarema e de Maricá; do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ); e também do deputado Jorge Fellippe Neto, que é da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Alerj. Na sequência, falarão a professora Desireé Guichard, do Departamento de Geografia da Uerj; o professor e geólogo Renato Ramos, do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional/UFRJ; e Luiz Lopes, do Movimento SOS Porto de Jaconé.

As inscrições para o evento são gratuitas (não obrigatórias) e podem ser feitas pelo link https://novoportal.crea-rj.org.br/portodejacone/. Serão entregues certificados de participação aos estudantes. Os interessados também podem acompanhar a transmissão on-line, ao vivo, pela WebTV - o canal do Youtube do Crea-RJ.