Rio - Milhares de pessoas "correram" para os bancos após descobrirem que as instituições financeiras têm a obrigagação de oferecer uma conta gratuita aos clientes. A informação foi compartilhada no Twitter pela influenciadora Nath Finanças, que ensina educação financeira no Youtube e outras redes sociais. Nesta terça-feira (6), a publicação já somava mais de 10 milhões de visualizações e 63 mil compartilhamentos.
Em seu post, Nath se refere a Resolução 3.919 do Banco Central que descreve que "todo banco deve oferecer uma conta corrente gratuita para pessoas físicas (PF)". A medida proíbe que as instituições cobrem pelos serviços essenciais, como depósitos à vista, fornecimento de cartão, realização de saques, fornecimento de extrato e compensação de cheques, entre outros.
Além disso, a influenciadora também explicou que caso o banco não ofereça o pacote gratuito no ato da abertura de contas, o cliente pode pedir estorno. "Como você vai fazer: vai entrar em contato pelo chat ou ligando para o banco, avisa que você não sabia desse pacote e o mesmo nunca te ofereceu e que você gostaria do reembolso de todos esses meses ou pelo menos 6 meses que estava pagando tarifa bancária sem necessidade", continua. "Diz que se não for resolvido, vai entrar em contato com o Bacen e contar que não foi oferecido esse pacote mesmo você como cliente se encaixando no perfil", diz.
Após a publicação, seguidores enviaram mensagens afirmando que seguiram o passo a passo e obtiveram retornos. "Consegui R$ 573 de reembolso! Apenas consigo te agradecer, @nathfinancas", escreveu o internauta @ottdobruno. "A gata faz tudo mesmo, me estornaram o equivalente a 12 meses", disse a usuária @sarahbarbosaf.
Confira o tweet:
COMO PEDIR REEMBOLSO DE TODAS A TARIFAS DA CONTA CORRENTE QUE VOCÊ JÁ PAGOU Segue o fio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.