Expansão da eletrificação dos veículos requer ações políticas por parte dos governos, alerta estudoMarcelo Camargo/Agência Brasil
À medida que o impulso cresce, novas oportunidades econômicas estão tomando forma. O valor cumulativo das vendas de VEs em todos os segmentos atinge US 8,8 trilhões em 2030 e US 57 trilhões em 2050 no Cenário de Transição Econômica de caso-base da BNEF, que pressupõe que nenhuma nova política seja implementada. VEs e baterias são agora uma parte central da política industrial de muitos países e a competição para atrair investimentos aumentará nos próximos anos.
Apesar do rápido progresso, é necessária uma ação urgente dos formuladores de políticas e dos participantes da indústria para manter o transporte rodoviário no caminho das metas de emissões de longo prazo que os países estabeleceram.
“A eletrificação direta por meio de baterias é a rota mais eficiente, econômica e comercialmente disponível para descarbonizar totalmente o transporte rodoviário. Ainda assim, é necessário um impulso mais forte em áreas como caminhões pesados, infraestrutura de carregamento e fornecimento de matéria-prima”, disse Aleksandra O’Donovan, chefe de veículos elétricos da BloombergNEF.
O relatório também inclui um Cenário Net Zero consistente com uma frota global capaz de emitir zero até meados do século. Apenas um segmento do transporte rodoviário — veículos de três rodas — está totalmente no caminho para este cenário mais ambicioso, mas ônibus e veículos de duas rodas também estão muito próximos.
Vans comerciais e carros de passageiros também estão ganhando força, mas precisarão de apoio político adicional para permanecer no caminho certo. Os caminhões pesados estão muito atrás da trajetória líquida zero e devem ser um foco prioritário para os formuladores de políticas. Investimentos em rede, conexões de rede e processos de licenciamento também precisam ser simplificados para suportar o grande número de pontos de carregamento necessários para a transição de caminhões.
O relatório sinaliza recomendações específicas para governos e indústria, incluindo:
- Os governos com metas líquidas zero até meados do século devem definir uma data de eliminação progressiva das vendas de novos veículos de combustão interna até 2035, em todos os segmentos. Essas metas precisam ser respaldadas por legislação e apoiadas por medidas políticas concretas com metas intermediárias.
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