Relatório aponta crescimento do número de transações financeiras via PixMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Pix representa quase 40% das transações de pagamentos no 1 º trimestre de 2023
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a alta foi de seis pontos percentuais
O relatório de Mercado de Pagamentos em Dados, desenvolvido pelo Instituto Propague, aponta que cerca de 34,7% de todas as transações de pagamentos realizadas no 1º trimestre de 2023 foram feitas através do Pix, representando um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao 1º trimestre de 2022.
"A criação e consolidação do Pix tem sido fundamental para a cada vez maior digitalização da economia brasileira. Inclusive, não é só o volume de pagamentos feitos através do Pix que tem aumentado, mas também observamos um importante movimento de queda no ticket médio das transações realizadas através dessa modalidade de pagamento instantâneo, o que mostra o crescimento do uso do Pix no cotidiano dos brasileiros, sendo utilizado cada vez mais nas pequenas transações do dia a dia”, explica Guilherme Freitas, pesquisador econômico e cientista de dados do Instituto Propague.
O Instituto Propague é uma instituição sem fins lucrativos que surgiu em 2019 e tem a missão de expandir o debate sobre o sistema financeiro no Brasil por meio da produção de conteúdo, tornando-o mais acessível e inclusivo. Como plataforma de conteúdo, acredita que compreender o sistema financeiro é fundamental para criar um bom ambiente de negócios, estimular a competição, aprimorar a demanda por serviços e desenvolver inovações.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.