Pequenas e médias empresas aumentam as vendas por meio do e-commerceInternet/Reprodução
Mais de 4 milhões de brasileiros compraram de PMEs on-line no primeiro semestre, aponta pesquisa
Número de consumidores cresceu 46% em relação ao mesmo período do ano passado
O primeiro semestre de 2023 foi de destaque para os lojistas on-line: as pequenas e médias empresas venderam para mais de 4 milhões de consumidores em todo o Brasil, um crescimento de 46% ante o mesmo período do ano anterior. Deste total, pouco mais da metade é formado por pessoas que usaram a internet para compras pela primeira vez. Nos primeiros seis meses do ano, as PMEs on-line faturaram mais de R 1,5 bilhão, de acordo com dados da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
“A nossa pesquisa revela que a população brasileira continua se interessando mais pelo varejo on-line, com milhões de pessoas buscando as pequenas e médias empresas digitais para realizar suas compras com comodidade e facilidade. Além disso, as PMEs on-line costumam ter perfis em redes sociais, o que contribui para a democratização do acesso a produtos em todo o país.” comenta Marcela Orlandi, Head de Sucesso do Cliente na Nuvemshop. “O mundo está se tornando cada vez mais prático, fazer compras sem sair de casa é uma escolha que agrada muito os consumidores por também ser cada vez mais segura”, complementa.
Outro destaque do levantamento foram os pedidos pagos com Pix que, neste semestre alcançaram 35% do total de meios de pagamentos utilizados. Já no mesmo período de 2022, eram apenas 16,5%. No entanto, o cartão de crédito ainda segue comoa opção preferida pelos brasileiros (50%).
Também vale destacar que a utilização de dispositivos móveis para compras on-line segue em crescimento no país (+2%) ante o mesmo período do ano anterior. “O consumidor sempre opta pela praticidade e esse levantamento denota que o ambiente digital está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, com a facilidade de compras pelo celular a qualquer momento. Devido à tendência de acessos em dispositivos móveis, recomendamos que os empreendedores tenham sites responsivos e pensados também para consumidores que acessam a internet pelo celular. Dessa forma, eles permanecerão mais no site e terão boa visibilidade de produtos, além de finalizar facilmente a compra”, destaca Marcela.
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