Reunião da cúpula do Brics marcou o ingresso de novos membros no bloco econômicoRicardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou pela primeira vez, nesta quinta-feira, 24, com o presidente iraniano Ebrahim Raisi. A reunião bilateral ocorreu em Joanesburgo, na África do Sul, à margem da Cúpula do Brics e após o anúncio de que o Irã será um dos novos integrantes do bloco.
Os líderes dos atuais membros do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — anunciaram nesta manhã que o Irã, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia, passarão a fazer parte do bloco a partir de janeiro de 2024. Essa é a maior expansão do grupo e a primeira desde a entrada da África do Sul, em 2011.
No encontro com Lula, o presidente iraniano agradeceu a entrada do país no Brics e afirmou que deseja ampliar as relações comerciais entre os dois países. O presidente do Brasil lembrou que, em 2022, o Irã foi o maior importador de produtos brasileiros no Oriente Médio.
Com um volume de quase US$ 4,3 bilhões em produtos, o Irã ficou em 18º na lista geral de maiores importadores do Brasil em 2022. O presidente Raisi contou que seu país avançou na produção de equipamentos médicos e nas áreas de ciência e indústria. O avanço foi necessário por conta das sanções adotadas por muitos países ocidentais contra o Irã.