Presidente do Banco Central, Roberto Campos NetoMarcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a alta do PIB de 0,9% no segundo trimestre, ante os três meses anteriores, "foi uma boa surpresa", em conversa com empresários antes da abertura do evento Lide Brazil Development Forum que ocorrerá em Washington, Estados Unidos.
O AE-Projeções apontou que a mediana das expectativas de analistas para o indicador era uma elevação de 0,3% para aquele período.
Antes, Campos Neto cumprimentou os jornalistas no salão onde será realizado o evento. O presidente do Banco Central deve realizar palestra na hora do almoço neste fórum.
PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou alta de 0,90% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre, informou nesta sexta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado veio acima da mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,3%. O intervalo das estimativas ia de queda de 0,1% a uma alta de 1,1%.

Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou alta de 3,40%, resultado que também superou a mediana das previsões do mercado, que apontava avanço de 2,7%.
O intervalo das projeções, neste caso, ia de elevação de 0,4% a 3,6%. Ainda segundo o instituto, o PIB do segundo trimestre de 2023 totalizou R$ 2,651 trilhões.