Campos Neto reconhece que o crédito privado no Brasil continua abaixo de outros paísesLula Marques/ Agência Brasil
Crédito livre imobiliário tem se comportado relativamente bem, diz Campos Neto
Presidente do Banco Central lembrou, no entanto, que a caderneta de poupança vem perdendo recursos nos últimos anos
São Paulo - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira, 29, que o crédito livre imobiliário tem se comportado "relativamente bem" no Brasil, com recuperação após uma queda devido à alta dos juros. Ele acrescentou que o crédito imobiliário ainda tem direcionamento grande no país.
"Um dos problemas que a gente tem é que a poupança tem perdido recursos, e é um canal de financiamento para o crédito imobiliário", disse Campos Neto, em evento organizado pela 1618 Investimentos.
O chefe da autoridade monetária defendeu que é necessário encontrar uma fórmula de poupança ou de financiamento que leve cada vez mais ao financiamento livre do crédito imobiliário, citando instrumentos de captação privada, como CRIs e LCIs.
Campos Neto ainda reconheceu que o crédito privado teve expansão recente no Brasil, mas continua abaixo de outros países. Segundo o presidente do BC, o crédito é um negócio de "assimetria de informação" e instrumentos que reduzam a assimetria melhoram o custo do crédito. Entre as medidas que ajudam nesse processo, citou o Marco de Garantias e o real digital.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.