Ministério da Previdência e INSS simplificam o acesso para uso do Atestmed Reprodução

Rio - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que o acesso do cidadão ao requerimento da análise documental do benefício por incapacidade temporária (Atestmed), o antigo auxílio-doença, foi simplificado. Agora, o cidadão pode acessar a página "Meu INSS" utilizando dados pessoais básicos, sem necessidade de fazer login no sistema.
Antes da mudança, o login era feito por meio de várias etapas de segurança. Isso porque a conta gov.br, que dá acesso a serviços do governo, é dividida em classificações de bronze, prata e ouro. A alteração foi publicada por meio de portaria, no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (17).
Ainda segundo o INSS, a medida visa reduzir a fila de requerimentos de benefícios por incapacidade temporária com mais de 45 dias de espera. "O servidor entrará na plataforma Meu INSS e vai poder cadastrar o Atestmed sem que o cidadão precise de um celular, isso vai facilitar o requerimento para aqueles que não têm acesso à internet. O que já podemos antecipar é que o serviço será mediante agendamento. Estamos estudando se ocorrerá em todas as agências ou se distribuiremos em polos específicos," disse o  presidente do órgão, Alessandro Stefanutto.

Veja como anexar o Atestmed sem login:
1 - Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS. Não precisa fazer login;
2 - Na página inicia selecione "Pedir benefício por incapacidade";
3 - Em seguida abrirá uma tela, preencha com nome, CPF e data de nascimento.  Marque a opção "Não sou um robô" e continue;
4 - Selecione "Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e clique em ciente;
5 - Vai aparecer a seguinte informação: "Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS". Selecione "Avançar";
6 - Confira os dados que vão aparecer na tela e selecione se foi acidente de trabalho ou não. Importante: acidente de trabalho ainda não está habilitado para o uso do Atestmed;
7 - Em seguida virá a seguinte orientação que deve constar no atestado médico ou odontológico: nome do profissional CRM/CRO/RMS, identificação da doença e prazo de afastamento;
8 - Agora anexe o seus documentos (identidade e documentação médica) clicando no +;
9- Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido;