Chats on-line de formulação de respostas estão entre os tipos de inteligência artificial mais usadosReprodução
Os resultados do novo estudo global “Back to Business” da Visa mostram que os consumidores estão se tornando mais sofisticados, com mais expectativas digitais do que nunca. Esses hábitos em mudança apresentam oportunidades de crescimento para as empresas, desde que consigam atender às expectativas mutáveis dos compradores. Outras informações do estudo importantes a respeito das PMEs brasileiras incluem:
Principais Oportunidades - Proprietários de negócios citaram o aumento da presença nas redes sociais (51%), a oferta de novos produtos ou serviços (45%) e o investimento maior em marketing (52%) como as principais oportunidades para alcançar novos clientes, sendo que 26% estão de olho em aceitar novas formas de pagamento como uma área crucial que pode ajudá-los a melhorar seus negócios.
Fator segurança - Mais da metade dos consumidores brasileiros apontam que métodos de pagamentos digitais apresentam mais sensação de segurança (44%, em comparação com 32% globalmente).
Exigindo sustentabilidade - Os consumidores estão se inclinando para produtos sustentáveis: 80% dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam que as práticas de sustentabilidade de um negócio têm pelo menos algum impacto em sua decisão de compra. Um número expressivo de 84% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços para garantir que sejam sustentáveis, incluindo 64% que estão dispostos a pagar significativamente ou um pouco mais.
Expectativas para pagamentos - As principais opções de pagamento por aproximação ou digitais que os compradores esperam nas lojas físicas incluem aplicativos de pagamento móvel (56%), pagamento com cartão por aproximação (39%), pagamentos com carteira digital (35%) e autoatendimento (35%). Todos dados referentes ao mercado brasileiro.
Compras em pequenos negócios - 51% dos consumidores brasileiros pretendem fazer mais compras em negócios locais este ano, buscando apoiar a economia local (65%) ou estabelecer uma conexão pessoal (48%) em sua comunidade.
O estudo global da Visa “Back to Business” foi conduzido pela Wakefield Research em março/abril de 2023 e entrevistou 2.250 proprietários de pequenas empresas com 100 funcionários ou menos na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Emirados Árabes Unidos (EAU) e nos Estados Unidos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.