As piscinas e o parque aquático são algumas das atrações que o MSC Grandiosa oferece aos hóspedesDivulgação

A temporada de cruzeiros 2023/24 no Brasil começa em grande estilo. O país recebe o MSC Grandiosa, o maior navio da categoria a navegar pela América do Sul. Tudo na embarcação — como o seu nome indica — envolve números superlativos. Ela é um gigante de 181,5 mil toneladas, 331 metros de comprimento, área de 460 mil metros quadrados, 19 andares e 32 elevadores. Suas 2.421 cabines acomodam 6.634 passageiros. A tripulação responsável por cuidar de toda essa estrutura é de cerca de 1,7 mil pessoas, que se revezam em turnos ininterruptos de trabalho.
A viagem do Grandiosa rumo ao Brasil teve início no dia 5, quando zarpou do porto italiano de Gênova para um cruzeiro de 21 noites. Com paradas na cidade francesa de Marselha, Barcelona e Málaga (Espanha) e Ilha da Madeira, o navio chegou ao Rio de Janeiro na manhã da quinta-feira, 23. À noite, ele partiu para Ilhabela e Santos, onde concluiu o cruzeiro no sábado, 25.
Neste domingo, 26, o Grandiosa inicia a série de viagens no Brasil, abrangendo destinos nacionais, além de Buenos Aires e Montevideu. No entanto, a temporada da MSC no País começou em 29 de outubro. Segundo o diretor de vendas da empresa, Ignacio Palacios, em seis meses, a MSC terá atendido 160 destinos, com mais de 600 mil hóspedes brasileiros e estrangeiros recebidos nos sete navios em operação no país. A oferta total chegará a 230 mil cabines — a maior da história da MSC na América do Sul.
O diretor geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, destacou a liderança da empresa no segmento de cruzeiros no país — uma história que começou em 1997 e que só foi interrompida durante a pandemia de Covid. Com a retomada das atividades, a companhia tem investido na ampliação do mercado de cruzeiros. Nesse esforço, o executivo ressaltou o papel dos agentes de viagens e operadoras de turismo.
“A liderança que temos no Brasil se deve em grande parte ao trabalho de agentes de viagem, operadores e parceiros comerciais. Investimos em treinamento e capacitação, e os resultados melhoram a cada ano”, disse Ursilli.
O diretor geral da MSC frisou ainda o papel desempenhado pela empresa para o desenvolvimento do setor de turismo no país, gerando empregos e contribuindo para a superação das dificuldades estruturais que afetam a atividade.
Ursilli lembrou que o Grandiosa é o 17º navio novo que a MSC traz ao Brasil, o que demonstra a importância do mercado nacional para a empresa.
Estrutura do Grandiosa
O Grandiosa dispõe de uma estrutura semelhante à de uma cidade. Além das cabines para acomodação, os hóspedes têm à disposição restaurantes, bares, lojas, teatro, academias, piscinas, centro médico, espaço para conferências, business center, lounges, galerias de arte, cassino, estúdio de gravação, áreas de entretenimento e diversão para bebês, crianças e adolescentes, barbearia, cabeleireiros, além de três piscinas e um parque aquático.
Dotado de tecnologia de ponta em termos de equipamentos de navegação e de infraestrutura de lazer para os viajantes, o navio também inova em termos de sustentabilidade ambiental. Ursilli salientou o fato de o Grandiosa dispor dos mais modernos recursos para operação com reduzidos impactos ao meio ambiente.
“Não basta oferecermos conforto e lazer para os nossos hóspedes. O Grandiosa opera dentro do que há de mais moderno em termos de preservação do meio ambiente. A tecnologia de ponta é a nossa aliada para oferecer viagens seguindo regras de responsabilidade ambiental e social.
O navio entrou em operação em outubro, sendo considerado como a “joia” da frota da MSC, tanto pela tecnologia quanto pelo conforto oferecido ao passageiro. Além da estrutura de lazer, os hóspedes contam com opções variadas de cabines — internas, externas com varanda e as duplex, que se destacam pela ampla área e por atrativos como banheira de hidromassagem.
Eventos
Mas não é apenas o turista que busca aproveitar o conforto de um cruzeiro. Cada vez mais, o mercado de eventos festivos e corporativos migra para os navios da MSC. Segundo Palacios, apenas nesta temporada estão previstos, até o momento, 700 grupos de empresas e de comemorações como casamentos e festas de debutantes.
“Este é um nicho de mercado que, a cada ano, vem crescendo de forma sólida. Nosso papel é construir memórias com as viagens. Para um momento importante na vida das pessoas, como um casamento ou uma festa de 15 anos, usufruir da estrutura dos nossos navios e aproveitar para comemorar um fato marcante é uma combinação perfeita. O mesmo vale para os eventos corporativos. Uma viagem no Grandiosa, por exemplo, marca a história da empresa e fica guardada na lembrança dos funcionários”, explica Palacios
* O repórter viajou a convite da MSC