A importação de videogames registrou crescimento de 63%Reprodução / EA

No embalo do Dia das Crianças e a proximidade do Natal, a importação de brinquedos registrou um crescimento recorde até outubro. Um levantamento realizado pela Vixtra, fintech de comércio exterior, com base em dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior, revela que a compra destes produtos atingiu US$ 494 milhões até outubro de 2023, registrando um aumento de 25% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em valores, o crescimento foi de US$ 100 milhões.

O movimento vai na contramão de outras categorias de importações, como as de pequeno valor, que sofreram queda nos primeiros meses do ano.
Os videogames são os principais responsáveis por alavancar os números apresentados. A categoria registrou um crescimento de 63% e representa 53% do total de importações dos produtos analisados. Para Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, os últimos lançamentos no setor de podem ter contribuído para este aumento.
“O público gamer é um dos consumidores mais fieis e entusiasmados quando se trata de produtos relacionados ao nicho. Vale destacar ainda que tivemos uma redução no imposto de games no ano de 2022, o que pode ter influenciado para o ocorrido”, explica.

“A tributação afeta diretamente os preços finais dos jogos, consoles e acessórios. Com valores mais baixos, os consumidores se dispõem a comprar mais jogos, ou até mesmo adquirir eletrônicos que antes estavam fora de seu orçamento”, completa.

O executivo ainda pontua que “importar jogos e brinquedos é uma maneira de oferecer preços mais competitivos no mercado, e como as importações levam mais tempo para chegar aos estoques, há todo um planejamento por parte dos comerciantes em torno disso”, avalia.

Um dado que chama a atenção é a força da China nesse mercado. O país é o principal exportador dessas mercadorias para o Brasil, representando 86% do total importado nos primeiros dez meses de 2023, configurando 2,7 p.p. a mais que o número consolidado em 2022. Com isso, em valores, esse crescimento chinês representou US 96 milhões Vietnã com 3,5% e México com 2,4% completam o top 3 dos principais exportadores.

"A China apresenta uma competitividade enorme relacionada a custos e produção. E no setor de lazer, sobretudo com jogos e brinquedos, isso é ainda mais evidente”, afirma Baltieri. “Portanto, não chega a surpreender sua liderança nas exportações desses produtos. Por outro lado, as empresas locais também podem se beneficiar disso, uma vez que podem ter acesso a produtos em condições mais favoráveis e, assim, manter a competitividade de seus negócios”, diz.