Fachada de agência do Banco do BrasilAgência Brasil
Banco do Brasil ganha prêmio do 'Financial Times' como melhor banco do País em 2023
Premiação foi conferida ao banco por três casos que envolvem estratégia, uso de tecnologia e produtos de serviços
O Banco do Brasil ganhou o prêmio de melhor banco do País no ano de 2023 no "Bank of the Year", premiação organizada pelo jornal inglês Financial Times. A premiação, considerada o "Oscar" do setor, foi conferida ao banco por três casos que envolvem estratégia, uso de tecnologia e produtos de serviços.
Em iniciativa estratégica, o BB ganhou com a integração dos sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês) e do canal de atendimento ao cliente, em que o banco buscou uma solução de contact center como serviço (CCaaS, na sigla em inglês). As duas plataformas são em nuvem e integráveis e, segundo o banco, vão juntar atendimento, relacionamento e marketing, permitindo uma visão integral do cliente.
Em tecnologia, o vencedor foi o Painel PJ, produto do banco para clientes empresariais que usa o Open Finance para integrar informações de pagamentos e recebimentos das micro e pequenas empresas. A plataforma permite conciliar as vendas de maquininhas de quaisquer credenciadoras. Segundo o BB, o Painel PJ já ajuda na gestão de R$ 125 bilhões em faturamento anual de cerca de 49 mil empresas.
Em produtos e serviços, venceu o Minhas Missões, um modelo de relacionamento voltado a jovens entre 18 e 25 anos que usa a chamada gamificação para fidelizar os clientes. Nele, cada cliente recebe "missões" relacionadas a seu perfil, como gastos no cartão de crédito ou investimentos. A cada etapa cumprida, ganha recompensas como ingressos de cinema ou vouchers em aplicativos.
Segundo o banco, entre agosto e novembro, mais de 54 mil clientes usaram o Minhas Missões, sendo que 53,2% concluíram algum dos três níveis do jogo, e 24,7% resgataram recompensas. Ao todo, o volume de gastos no cartão de crédito desses clientes foi de R$ 57,2 milhões, e o volume de investimentos foi de R$ 51,4 milhões no período, 34% a mais que no mesmo intervalo do ano passado.
Reconhecimento
"Esta prêmio demonstra o reconhecimento do mercado em nossa capacidade de construir soluções que aprimoram ainda mais o relacionamento com nosso cliente e isso é um importante impulsionador para continuar entregando resultados sustentáveis", diz em nota o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do BB, Geovanne Tobias
Ele destaca que a confiança do mercado se traduziu em uma alta superior a 70% nas ações do banco neste ano. "Hoje, 86% dos analistas que fazem a cobertura do BB recomendam "compra" das nossas ações a um preço-alvo médio de R$ 64,92, o que significa um potencial de elevação de 19,6%", diz.
A vice-presidente de Negócios de Varejo, Carla Nesi, afirma que o prêmio dado pelo FT mostra que o banco está na vanguarda do mercado. "Todos os casos que fundamentaram essa conquista estão diretamente ligados ao nosso propósito de ser próximos e relevantes na vida das pessoas em todos os momentos, e buscam melhorar a experiência de nossos clientes seja por uma jornada mais fluida e contínua, apoio à gestão ou estímulo ao engajamento com nossa marca", diz.
Segundo a vice de Negócios Digitais e Tecnologia, Marisa Reghini, além do componente tecnológico, o prêmio mostra a importância dos funcionários do banco. "Por isso, entendo que esse prêmio é resultado de contarmos com uma das tecnologias mais avançadas do mundo e com os melhores funcionários do mercado."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.