Geraldo Alckmin, presidente em exercício da RepúblicaValter Campanato/Agência Brasil

O presidente em exercício da República e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou nesta segunda-feira, 4, a importância da reforma tributária para o crescimento da economia e solução de problemas que caminham na contramão da produtividade e competitividade brasileira. De acordo com ele, "a reforma tributária fará o PIB crescer 10% em 15 anos".

Alckmin destacou também a importância da transição da tributação na origem para a tributação no destino, o que eliminará a guerra fiscal entre os Estados. Ele participou nesta segunda-feira do 28º Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq) 2023, evento tradicional do setor químico promovido pela Abiquim.
O presidente em exercício também afirmou que a indústria química terá até R$ 1,7 bilhão em incentivos tributários por meio do Regime Industrial da Indústria Química (Reiq). Ele destacou recentes ações do governo federal para estimular a indústria química e reconheceu as dificuldades do setor.
"A pergunta sempre foi ‘onde fabrico bem e barato’. Hoje, a pergunta é ‘onde faço bem, barato e compenso as emissões’. O Brasil é a grande oportunidade de investimento, por isso esse ano já fomos o segundo grande receptor de Investimento Externo Direto (IED), só perdemos para os Estados Unidos", afirmou o ministro. 
*Com informações do Estadão Conteúdo