Pix se aproxima do cartão de crédito como meio de pagamento preferido pelos consumidoresMarcello Casal JrAgência Brasil

Nas últimas semanas de 2023, as vendas no varejo tiveram um aumento de 738% nas transações via Pix, em comparação ao mesmo período de 2022. Já no volume do total transacionado o crescimento foi de 852%. Os dados são do Giro Varejo, relatório que analisa a movimentação do comércio durante as principais datas comemorativas do ano — elaborado pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, em parceria com o Instituto Propague.
Superando a variação do crescimento do débito, os pagamentos em Pix foram responsáveis por um aumento de 247% no faturamento do varejo físico durante o dia 31 de dezembro. No dia 29, ocorreu o maior faturamento em valor transacionado entre as três principais modalidades de pagamento: crédito, débito e Pix.
“Mesmo com a permanência do crédito como principal escolha na hora das compras, o brasileiro vem modificando seus hábitos e a preferência pelo Pix vem crescendo cada vez mais, muitas vezes, incentivada pelos próprios comerciantes, que buscam estimular o método de pagamento”, comenta Amanda Stelitano, pesquisadora do Instituto Propague.
O relatório Giro Varejo tem como base os dados de clientes da Linx e analisa diversos setores, como postos, mercado de proximidade, moda, meios de pagamento e calçados.