Doces de chocolate são tradicionalmente vendidos na PáscoaReprodução
"A minha expectativa para a Páscoa deste ano é de boa para ótima. O ovo artesanal é muito bem-visto, tem o seu espaço e tenho trabalhado para conquistar minha clientela", comenta a confeiteira, que está há sete anos no mercado e ainda complementa a renda com cursos presenciais sobre empreendedorismo, produção de chocolates e palhas italianas.
A alta nas vendas que Flávia percebe nesta época do ano também é registrada em toda a cadeia produtiva do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo do produto atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. A expectativa para a Páscoa de 2024, segundo a entidade, é de continuidade no crescimento das vendas.
A abertura de negócios no setor também foi expressiva, mantendo uma constância nos últimos anos. De acordo com o levamento realizado pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o Brasil registrou a abertura de uma média de 1,7 mil novas empresas de fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates nos últimos cinco anos e aproximadamente 4,3 mil novas empresas especializadas no comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no mesmo período.
"Temos notado que os clientes deste segmento estão procurando produtos mais saudáveis e estão ficando mais exigentes. Verificamos como tendência a busca por produtos de alta qualidade, com maior concentração de cacau e menos industrializados. Além disso, ingredientes diferenciados, como o caramelo salgado e pistache, e experiências multissensoriais estão fazendo a diferença", afirma o analista de competitividade do Sebrae Vicente Scalia.
Para este ano, a aposta de Flávia Regina são os kits confeiteiros com ovos surpresas para as crianças, os ovos com cascas diferenciadas (brownie, cookie, palha italiana, torta de limão, de morango e leite em pó), além do ovo de colher (metade do ovo recheada).
Confira o comportamento na abertura de novos negócios no setor:
Fabricação de produtos derivados do Cacau e Chocolates:
- 2022: 1.682
- 2021: 2.323
- 2020: 1.793
- 2019: 1.527
Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes:
- 2022: 4.656
- 2021: 4.389
- 2020: 3.790
- 2019: 4.558
Dicas
Ainda dá tempo de pensar em algumas iniciativas que podem ajudar a aumentar as vendas neste período que é considerado o mais importante para as empresas desse segmento. Pensando nisso, o Sebrae preparou algumas dicas. Confira!
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