Setor do comércio com com 20.56% das empresasRenan Areias / Agência O Dia
Na capital, os pequenos negócios estão distribuídos da seguinte forma: o setor de serviços conta com a maioria das empresas (53,41%), na sequência vem o comércio (20,56%), indústria (14,08%), economia criativa (7,48%), turismo (4,32%) e agropecuária (0,15%).
"Em 2023, a principal dificuldade do pequeno empresário brasileiro é conseguir clientes, superando o custo dos insumos. O ambiente digital dá mostras de saturação, tornando essencial a ajuda profissional na busca por clientes. O estudo foca em regiões da capital, destacando a importância de entender as tendências locais antes de investir", avalia Eduardo Sipaúba, coordenador regional do Sebrae Rio.
Para fortalecer a região e as microrregiões da empresa, o dono de um pequeno negócio ou potencial empreendedor precisa avaliar os cenários onde a empresa está localizada, pensando em estratégias no desenvolvimento territorial, com base em tendências, inovação e comportamento de consumo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.