Christine Lagarde afrima que há efeitos da mudança climática no comportamento do consumidorReprodução
Mudança climática pode romper cadeia de suprimentos tradicional, diz presidente do BC Europeu
Banco tem pesquisas que apontam que temperaturas mais altas podem levar a preços maiores de alimentos e serviços
São Paulo - As mudanças climáticas podem romper a cadeia de suprimentos tradicional e trazer pressões inflacionárias, disse neste sábado, 9, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, durante evento Green Swan 2024, do Banco de Compensações Internacionais (BIS).
Segundo ela, o BCE tem pesquisas que apontam que temperaturas mais altas podem levar a preços maiores de alimentos e serviços. "A menos que haja adaptação vindo por aí, haverá preços mais altos de alimentos", destacou.
Ele afirmou, ainda, que há efeitos também no comportamento do consumidor, e que pesquisas mostram que, em certas ilhas do Mar Mediterrâneo que são muito quentes, haverá um declínio de 9% no turismo em função da mudança climática.
Lagarde destacou também que, embora traga benefícios, a digitalização aumenta os choques relacionados ao clima. "A inovação vai requerer uma quantidade significativa de recursos". Ela mencionou como exemplo o fato de a inteligência artificial demandar grande quantidade de água, e falou que há desafios com redes inteligentes, veículos autônomos e elétricos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.