Vice-presidente Geraldo Alckmin é um dos homenageados do eventoReprodução / Vídeo

A Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) vai realizar na próxima segunda-feira (9) a tradicional cerimônia anual de entrega do prêmio "Personalidade do Ano do Comércio Exterior", que  reconhece profissionais que se destacam no desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. A celebração será na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na Zona Sul.
O prêmio também tem a finalidade de valorizar as personalidades e organizações que têm contribuído para o crescimento e fortalecimento da atividade econômica brasileira, consolidando a Funcex como um importante ator no cenário internacional.
Neste ano, o "Personalidade do Ano do Comércio Exterior 2024" será atribuído a Atilio Rulli, vice-presidente da Huawei Latinoamérica. Além disso, o prêmio "Personalidade do Ano do Comércio Exterior 2023" vai ser concedido a Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Serão igualmente premiados profissionais de diversas áreas, como Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, que receberá na categoria Cultura, enquanto Bruno Queiroz Costa, subsecretário adjunto de Relações Internacionais da Secretaria da Casa Civil do Estado do Rio, será homenageado na categoria Relações Internacionais.
O prêmio Mídia vai para Flávio Lara Resende, da ABERT. Caio Nabuco, da Tropicool, por sua vez, é o agraciado na área de Internacionalização de Empresas.
O evento também reconhecerá personalidades em diversas áreas no âmbito de 2023. Na categoria ESG, o prêmio será atribuído a Aguinaldo Ballon, da Cedae. Na área de Relações Internacionais, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, será premiado.
Paulo Câmara, do BNB, receberá na categoria Serviços, enquanto Mário Moreira, da Fiocruz, é o homenageado na área da Saúde.
Durante a cerimônia, serão ainda homenageadas figuras importantes, como Nelma Fernandes (CE-CPLP), José Marinho Paulo Júnior, promotor de Justiça, padre Omar Raposo, da Funcex Ação Social, José Augusto de Castro, da AEB, e Sidnei Gonzalez, diretor da FGV Conhecimento.
A agenda do evento incluirá painéis de debate, como a mesa "Sabedoria para Cultivar o Futuro", com José Luiz Tejon, e o painel "Nova Potência Afro-Ibero-Latino-Americana", com Nelma Fernandes e Paulo Manoel Protásio.
O encerramento do evento ficará a cargo de Nelma Fernandes e Antônio Carlos da Silveira Pinheiro, presidente da Funcex.