Sentimento dos empresários sugere pessimismo de forma disseminada entre os segmentosReprodução
Confiança da indústria cai 0,1 ponto em fevereiro, afirma FGV
Índice registra leve queda, enquanto expectativa dos empresários segue cautelosa
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou praticamente estável com leve queda de 0,1 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, a 98,3 pontos, informou nesta quarta-feira, 26, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média móvel trimestral, o índice caiu 0,3 ponto, a 98,8 pontos.
Houve, nesta leitura, recuo de 0,5 ponto no Índice de Situação Atual (ISA), a 100,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 0,4 ponto, a 96,3 pontos. "A confiança da indústria ficou estável em fevereiro mantendo o cenário de cautela dos empresários quanto à situação presente dos negócios. Apesar disso, os estoques seguem em níveis satisfatórios, com uma leve melhora na percepção sobre a demanda", avalia o economista do Ibre/FGV Stéfano Pacini.
Ele ainda destaca que, no horizonte de seis meses, o sentimento dos empresários sugere pessimismo de forma disseminada entre os segmentos. Já em relação ao cenário macroeconômico, Pacini atenta para o quadro de Selic elevada, câmbio depreciado e de expectativas quanto à desaceleração da economia. "Pode significar um ano difícil para o setor industrial, apesar dos bons resultados de 2024", diz.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) caiu 0,7 ponto porcentual em fevereiro, para 80,9%, mesmo nível observado em fevereiro de 2024.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.