Pesquisa identificou falta de informação sobre como ter acesso ao novo consignadoMarcello Casal Jr / Agência Brasil

O governo federal assinou nesta quarta-feira, 12, a medida provisória que cria o "Crédito do Trabalhador", permitindo que profissionais do setor privado utilizem a Carteira de Trabalho Digital para acessar empréstimos com taxas mais baixas, garantidos pelo FGTS. O sistema começará a funcionar pelos bancos oficiais e privados na próxima sexta-feira, 21. 
No entanto, uma pesquisa da fintech meutudo revela que muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como acessar essa nova modalidade de crédito. O estudo foi realizado em duas etapas: a primeira em agosto de 2024, com 23.295 participantes; e a segunda em fevereiro de 2025, com 20.940. No ano passado, 68% dos consumidores não conheciam o crédito consignado privado, e apenas 11% haviam utilizado essa modalidade.
Em fevereiro, a pesquisa mostrou um aumento significativo no conhecimento do produto, após o anúncio do governo sobre o novo consignado privado: 50% dos participantes estavam familiarizados com o crédito consignado privado e já o haviam utilizado. No entanto, 40% dos entrevistados ainda não sabiam o que é essa modalidade.
Uma das principais barreiras apontadas pelos consumidores é a falta de informações claras sobre como contratar o crédito consignado privado. De acordo com dados de fevereiro, 43% dos entrevistados não sabem como acessar o produto, enquanto 30% afirmaram que suas empresas não oferecem essa modalidade, limitando as opções de acesso.