Presidente Lula durante entrevista coletiva no JapãoRicardo Stuckert / PR

Japão - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está "preocupado" com a tarifação de produtos importados determinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O chefe do Executivo do Brasil ameaçou reagir com "reciprocidade".
"Isso vai elevar o preço das coisas e pode levar a uma inflação que ele [Trump] ainda não está percebendo", disse o chefe do Executivo, em entrevista coletiva em Tóquio, ao fim da visita de Estado ao Japão.

Lula afirmou que o presidente norte-americano não é o "xerife do mundo" e que seria importante, ao invés de tomar medidas unilaterais, conversar com os líderes de outras nações. "Não prevejo um quadro positivo nessa política de aumento de taxação", avaliou.

De acordo com o presidente, o Brasil responderá à tarifação dos produtos vendidos para os Estados Unidos de duas formas: recorrendo à Organização Mundial do Comércio (OMC) e adotando a reciprocidade tarifária, caso a reclamação à entidade não dê resultados. "É colocar em prática a lei da reciprocidade. Não dá para a gente ficar quieto achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar outros produtos", afirmou.