Rio de Janeiro foi a porta de entrada de 241.812 turistas estrangeiros no períodoPedro Teixeira / Agência O Dia
No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve alta de 47,8%
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após mês, o País vem superando seus próprios recordes, impulsionado por um aumento contínuo na chegada de turistas internacionais.
Esse ritmo acelerado de crescimento pode ser observado no primeiro trimestre. Somente nesse período, o Brasil registrou a maior entrada de visitantes estrangeiros de toda a sua história: 3.739.649 turistas de fora do país chegaram aos destinos nacionais. No acumulado dos três primeiros meses, o aumento é ainda mais expressivo — 47,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o avanço reflete o trabalho conjunto entre o governo, o setor privado e os parceiros internacionais. “Nossa meta é seguir nesse ritmo e consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo”, destacou Sabino.
Só em março, foram recebidos no país o total de 929.096 turistas vindos de fora. Esse número representa um crescimento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
O bom desempenho foi impulsionado por ações estratégicas de promoção internacional e pelo fortalecimento da infraestrutura turística.
O estado de São Paulo segue sendo a principal porta de entrada dos turistas internacionais, com 277.266 chegadas em março. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 241.812 entradas.
O Rio Grande do Sul também se destacou, com 168.507 visitantes internacionais, demonstrando a força da Região Sul como destino.
No Nordeste, a Bahia mantém a liderança no receptivo internacional, com 17.583 turistas estrangeiros que optaram pelo desembarque no estado.
A pesquisa também apontou que o fluxo de turistas argentinos continuou em alta no mês de março. Mais uma vez, a fronteira entre os dois países esteve bastante movimentada, bem como as demais vias de acesso, com o Brasil recebendo 395.149 argentinos — aumento de 76,72% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Mas não são apenas os “hermanos” que demonstram interesse pelo Brasil. O número de europeus entrando no país também cresceu de forma significativa no primeiro trimestre, com alta de 88,29%. Países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha lideram a lista de visitantes europeus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.