Lady Gaga fará show gratuito em Copacabana em 3 de maioReprodução/Instagram
Vale a pena receber tantas pessoas gratuitamente? O evento vai trazer retorno financeiro? Quão duradouros serão os efeitos do show? Entenda o impacto que a presença de milhares de fãs e ambulantes nas areias e calçadas de Copacabana trará à economia da Cidade Maravilhosa.
Impacto
Ainda de acordo com o estudo da SMDE e Riotur, os números esperados para o evento apontam um aumento de 27,5% da movimentação econômica na cidade em relação ao show da Madonna, quando o impacto alcançou R$ 469,4 milhões. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o show é importante do ponto de vista econômico, pois movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada.

Das 1,6 milhão de pessoas esperadas, 240 mil devem ser turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. O público de cariocas e moradores da Região Metropolitana corresponde a 1,36 milhão. A atração faz parte de uma série de shows gratuitos no Calendário de Eventos do Rio de Janeiro, a “Todo Mundo no Rio”, que ocorre todo mês de maio até, pelo menos, 2028.
Léo Morel, analista, pesquisador do mercado musical e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que eventos de grande porte como o show da cantora pop movimentam setores como turismo, hotelaria, transportes e alimentação, o que impacta diretamente a economia local.
“Também podemos observar impactos na geração de emprego. Teremos não só profissionais na montagem do palco ou produção do evento, mas também ambulantes que venderão comida, roupas e outros produtos ao público”, pontua. Segundo Morel, os empregos temporários demandados pelo show geram efeitos significativos no cenário econômico.
“Um show dessa magnitude ajuda a consolidar a imagem do Rio de Janeiro como capital cultural”, diz. Para ele, o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada é ideal para atrações culturais de grande porte, como o show da cantora pop.
Lojas, hotéis e restaurantes
De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), Aldo Gonçalves, a expectativa para o evento é positiva. “Um evento gratuito, de uma artista internacional, em Copacabana e em pleno feriado prolongado, é a combinação perfeita para atrair milhares de pessoas ao Rio. É uma grande oportunidade para o varejo carioca turbinar suas vendas e atrair novos clientes”, afirma.
Neste período, as vendas de roupas, acessórios, souvenirs e outros itens ligados à cantora tendem a aumentar. “Muitas pessoas buscam montar aquele look especial para o show, o que impulsiona o consumo”, explica Gonçalves.
Para Gonçalves, os comerciantes devem preparar um planejamento estratégico para a atração: reforçar estoques, treinar as equipes de atendimento, revisar os sistemas de pagamento e investir na comunicação visual das lojas são ações fundamentais. “Também recomendamos aproveitar o momento para divulgar promoções e ofertas nas redes sociais, conectando-se diretamente com o cliente”, orienta.

Os setores de alimentação e hotelaria também vão pegar carona no show. “Muitos virão assistir esse ícone pop que é a Lady Gaga. Com certeza teremos uma ocupação enorme na rede hoteleira, nos imóveis locados pelo Airbnb… Por conta do feriado, teremos ainda pessoas que ficarão após o show para aproveitar a cidade”, explica Morel.
Os efeitos econômicos podem ser duradouros, a depender da qualidade e experiência do show para o público. “Além do impacto imediato, há um efeito prolongado, pois muitos visitantes acabam voltando ou recomendando a cidade e os estabelecimentos que conheceram”, comenta Gonçalves.
Voos
Segundo a Kayak, plataforma de busca e comparação de preços de viagens, a apresentação da cantora pop gerou um aumento de 49% na busca por voos para o Rio. Além disso, a empresa também identificou que São Paulo é a origem com mais busca para o fim de semana do show, com aumento de 19% nas pesquisas.
A Latam, companhia aérea oficial da “Todo Mundo no Rio”, programou 14 voos extras (contando pousos e decolagens) na rota Guarulhos-Galeão para quem for voar entre 2 a 4 de maio. Somados aos 62 voos semanais regulares no trecho, a empresa aumenta a capacidade da rota para transportar mais de 25 mil passageiros na semana do evento.
Para quem deseja vir à cidade para curtir o show, a companhia oferece pacotes de viagem que incluem voo e hotel com descontos de até 30%.

Críticas
Apesar das projeções positivas do evento, a Prefeitura do Rio recebeu críticas pela iniciativa. “Enquanto isso, transporte público está horrível, criminalidade em alta, bandidagem tomando conta e as escolas todas dominadas pelo tráfico”, disse um internauta em publicação sobre o show de Gaga no X. “Entendi, tudo tranquilão no Rio de Janeiro”, ironizou outro.
Para o professor da FGV, os comentários negativos ao evento vêm da falta de informação. “Quando criticam a ação, esquecem que cada real investido tem um retorno muito acima em impostos ou divisas arrecadadas. Cada pessoa que vai ao show, carioca ou não, gera divisa”, comenta.
De modo geral, as opiniões variam, mas os números reforçam a expectativa econômica otimista vinda do evento. “Os dados estão abertos. Basta o cidadão interessado buscar essa informação para ver que valeu a pena”, diz Morel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.