Rio - Os lojistas cariocas esperam aumento de 6% nas vendas do Dia das Mães, de acordo com a pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio).
O levantamento ouviu lojistas dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e telefonia celular.
"O aumento estimado é uma boa notícia e mostra que as condições do momento são favoráveis, embora o comércio venha enfrentando dificuldades com a conjuntura da alta de preços e dos juros. A pesquisa também detectou a confiança dos comerciantes diante da possibilidade de vendas face à disposição dos consumidores", disse Aldo Gonçalves, presidente das entidades.
"Uma das datas mais significativas para o comércio, representando um marco no calendário varejista que vai além de uma simples celebração afetiva, o Dia das Mães é o Natal do primeiro semestre. É também uma oportunidade para os lojistas investirem em estratégias como promoções, decoração de vitrines e campanhas publicitárias para atrair o consumidor. Por conta disso, o comércio se mobiliza para atender a uma demanda diversificada", acrescentou.
Segundo a pesquisa, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa fique na casa de R$ 120 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de loja, a prazo (crediário), Pix, dinheiro e cartão de débito.
Os entrevistados também acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumaria e produtos de beleza e celulares devem ser os presentes mais vendidos.
"A mudança de estação também contribui para o aumento das vendas. O Dia das Mães cai no mês de maio, que marca a transição do outono para o inverno, o que sempre influencia no comportamento do consumidor. Com temperaturas mais amenas, cresce a procura por itens mais quentes como roupas de frio, calçados fechados e acessórios que combinem conforto e estilo. Uma nova estação sempre cria um cenário favorável para o comércio", concluiu Aldo Gonçalves.
Para atrair os consumidores os lojistas optaram pela promoção, propaganda, facilidade de pagamento, descontos no total das compras, sorteio de brindes, kits promocionais e novos produtos.
Os empresários dos setores de vestuário e calçados, também acreditam que os lançamentos de novas coleções vão alavancar as vendas, enquanto que no setor de telefonia celular, a aposta está sendo nas promoções. Já os de eletrodoméstico e eletroeletrônico estão investindo em campanhas publicitárias.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.