Pagamento do abono salarial aos trabalhadores nascidos em julho e agosto começa na segunda-feiraMarcello Casal Jr/Agência Brasil
O crédito do benefício é feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e os valores variam de acordo com o período trabalhado durante o ano-base 2023.
Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito em sua conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança no Caixa Tem, aberta automaticamente, de acordo com o calendário de pagamento 2025, sem custos adicionais.
A movimentação dessa conta poupança é realizada pelo Aplicativo Caixa Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.
Caso não seja possível a abertura da conta poupança no Caixa Tem, o saque poderá ser realizado com o cartão social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes bancários. Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da Caixa.
O que é o abono
A Caixa atua exclusivamente como agente pagador do Abono Salarial, cabendo ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao benefício.
Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, ao menos, trinta dias em 2023, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Recebem o abono os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.
Canais de Atendimento
Dúvidas relativas a processamento das informações sociais do trabalhador (Rais/eSocial), calendário de pagamentos, identificação, concessão, valor e situação do benefício podem ser sanadas nos canais de atendimento do MTE:
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- App Caixa Tem;
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