Agendamento para o mutirão pode ser feito pelo aplicativo Meu INSSINSS/Divulgação
INSS abre 288 vagas para atendimento de BPC no próximo fim de semana
Mutirão terá perícia médica, além de avaliação social e administrativa
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizará, no sábado, 14, e no domingo, 15, um mutirão especial de atendimento para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação acontecerá na Agência da Previdência Social da Avenida Presidente Antônio Carlos, 607, no Centro, das 7h às 13h. A iniciativa, que oferece 288 vagas ao todo, contará com atendimentos de perícia médica e avaliação social.
Durante o mutirão, o atendimento será feito de forma integrada: o cidadão passará pela perícia médica, e, se necessário, será encaminhado imediatamente para a avaliação social e, em seguida, para a análise administrativa. Ou seja, todo o processo será concluído no mesmo dia, e o segurado sairá da agência com o resultado do pedido em mãos.
O mutirão tem como objetivo agilizar a análise dos pedidos do BPC, diminuindo o tempo de espera e concentrando, em um único dia, todas as etapas necessárias para o reconhecimento do direito: perícia médica, avaliação social e análise administrativa.
Os atendimentos serão realizados exclusivamente por meio de agendamento, que deve ser realizado pelo telefone da Central 135 ou pelo site e aplicativo Meu INSS.
Quem tem direito
As pessoas elegíveis para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são aquelas que atendem aos seguintes requisitos: idade igual ou superior a 65 anos, pessoas com deficiência e renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito ao benefício, que corresponde, mensalmente, a um salário mínimo nacional.
Vale lembrar que quem recebe o BPC não dá direito ao décimo terceiro salário, e o benefício não é convertido em pensão por morte.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.