São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, nesta quarta-feira, 9, que a tarifa sobre produtos importados do Brasil será de 50%, com início a partir de 1º de agosto.
O republicano argumentou que o nível da taxa se dá por ordens judiciais que "censuram" mídias sociais americanas e inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA. Segundo Trump, esses ataques do Brasil partem do Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento publicado na Truth Social, o presidente pontua a cláusula de retaliação e ameaça elevar ainda mais as tarifas caso o países responda com medidas semelhantes. "Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao valor que cobramos", diz o texto.
O anúncio oficial foi feito por meio de carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
China
Trump disse que mais cartas sobre tarifas serão enviadas nesta quarta-feira a parceiros comerciais. O presidente repetiu que tem uma boa relação com o presidente da China, Xi Jinping, e que o país está pagando muitas tarifas para os EUA. Os comentários foram feitos em coletiva concedida durante almoço com líderes africanos na Casa Branca.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.