Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Divulgação / Ricardo Stuckert
A medida será válida para pequenos, médios e grandes produtores, com expectativa de alcançar até 100 mil produtores rurais, segundo Lula. A estimativa é que a renegociação alcance 96% dos pequenos e médios produtores inadimplentes ou com dívidas prorrogadas, segundo o presidente.
"Nos últimos anos, secas prolongadas e fortes enchentes causaram grandes perdas aos nossos agricultores, gerando dívidas e travando crédito para a preparação da nova safra. Por isso, tomei a decisão de darmos mais uma garantia ao setor. A medida vale para pequenos, médios e grandes produtores com perdas em duas safras em cinco anos em municípios que decretaram duas vezes calamidades nesse período", justificou Lula.
Os produtores terão até nove anos de prazo de pagamento das parcelas com um ano de carência. Os números foram antecipados pelo Broadcast Agro. "Não é perdão. É renegociação responsável para os produtores se reorganizarem e seguirem plantando", disse Lula.
As taxas de juros das linhas de crédito serão de 6% ao ano a 10% ao ano, conforme o porte dos produtores. Pequenos produtores, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), poderão acessar até R$ 250 mil em recursos com juros de 6% ao ano.
Lula afirmou ainda que o governo criou estímulos para os bancos renegociarem dívidas de produtores rurais com recursos próprios. "Com essa medida, o produtor recupera crédito e volta a plantar com segurança. O consumidor ganha mais oferta de alimentos e preços mais estáveis. E o Brasil fortalece a agricultura, preserva empregos na cadeia produtiva do campo e aumenta a resiliência do País diante dos eventos climáticos", concluiu o presidente no vídeo.
Notícia importante para o campo!
— Lula (@LulaOficial) September 5, 2025
Assinei hoje Medida Provisória que garante renegociação de dívidas rurais em condições especiais. São R$ 12 bilhões para apoiar até 100 mil produtores, principalmente pequenos e médios agricultores que sofreram com secas e enchentes nos… pic.twitter.com/KzOJR2dzKa
A renegociação das dívidas dos produtores rurais é um pleito sobretudo de produtores do Rio Grande do Sul, que tiveram a produção afetada nas últimas seis safras por secas e enchentes consecutivas e pediam a securitização dos empréstimos. A MP terá abrangência nacional, alcançando também produtores de Mato Grosso do Sul, São Paulo e do Triângulo Mineiro que tiveram produções afetadas por estiagens.
O pacote de socorro aos produtores gaúchos, definido na quinta-feira por Lula em reunião com ministros da equipe agrícola e econômica, ganhou força dentro da governo com a proximidade do plantio da nova safra, cobranças dos agricultores por securitização e pressão dos bancos e do governo do Estado por uma solução estrutural para a inadimplência dos produtores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.