Mutirão de renegociação de dívidas no RJ negocia R$ 22 milhõesDivulgação

O 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor resultou em mais de R$ 22 milhões em acordos firmados entre consumidores e empresas. A ação foi realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, na capital e em outros 11 municípios fluminenses, sob coordenação da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon-RJ.
Segundo os organizadores, os bancos concentraram a maior parte das demandas, seguidos por concessionárias de serviços essenciais. Ao todo, cerca de 30 empresas participaram, incluindo operadoras de telefonia, redes varejistas e concessionárias públicas.
De acordo com o balanço divulgado, 61% dos atendimentos resultaram em acordos imediatos, com descontos que chegaram a 100% do valor das dívidas.
O mutirão ocorreu em meio ao aumento do endividamento das famílias brasileiras. Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontam que, em agosto, 78,8% das famílias estavam com contas em atraso — o maior índice desde novembro de 2022. O cartão de crédito foi apontado como o principal fator, presente em 84,5% dos casos.
Além da renegociação, foram distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor Comentado e de uma cartilha de educação financeira.