Guia orienta consumidor para como não cair nas armadilhas da Black Friday Reprodução / Freepik
Guia ajuda consumidores na Black Friday
Publicação do Procon-RJ traz orientações sobre como aproveitar as promoções sem comprometer o orçamento
Conhecida por oferecer grandes descontos, a Black Friday se consolidou como uma das principais datas para quem deseja economizar nas compras ou antecipar os presentes de fim de ano. Originada nos Estados Unidos, a campanha conquistou espaço no varejo brasileiro e, atualmente, fornecedores de todo o País antecipam suas ações e lançam promoções para atrair o público em busca das melhores oportunidades.
A data entrou para o calendário do varejo brasileiro em 2010 e, desde então, movimenta milhões de consumidores em busca de descontos em lojas de rua, shoppings e plataformas de e-commerce.
Em 2025, o evento será celebrado oficialmente no dia 28, mas as promoções já começam a movimentar o comércio nacional. Para orientar a população e evitar prejuízos, o Procon-RJ lançou o Guia de Consumo Consciente, com dicas para que o cidadão faça compras seguras e não caia em armadilhas, além de uma lista com preços de produtos monitorados entre abril e outubro deste ano.
O material traz orientações sobre a importância do planejamento prévio, dicas sobre como agir em caso de arrependimento das compras, cuidados com golpes, entre outros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.