Apenas 33% dos inadimplentes no Crédito do Trabalhador estão associados à falta de pagamento do funcionário José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
Essa falta de familiaridade ajuda a explicar porque a maior parte da inadimplência no consignado privado não está relacionada à incapacidade de pagamento dos trabalhadores, mas às falhas de processo. Entre os casos registrados, 65% decorrem de erros sistêmicos ou operacionais, como atrasos de informação entre o RH e a instituição financeira (30%), falhas de integração com o eSocial/Dataprev (22%) e problemas no desconto em folha (13%).
De acordo com os respondentes das empresas, apenas 33% dos inadimplentes no Crédito do Trabalhador estão associados à falta de pagamento do funcionário, geralmente em situações de margem comprometida ou desligamento.
“Quando falamos sobre inadimplência, automaticamente pensamos na falta de recursos financeiros para honrar compromissos. No entanto, a realidade do consignado privado é outra. Nesse caso, a maior parte dos contratos estão inadimplentes por erros sistêmicos ou operacionais, e não porque o trabalhador não têm dinheiro para honrá-los, está sem margem salarial ou foi desligado da empresa”, comenta Délber Lage, CEO da Salaryfits, empresa da Serasa Experian.
O consignado privado ainda é uma novidade na rotina das empresas e muitas delas estão aprendendo a lidar com as demandas operacionais que surgem junto ao benefício. Os dados comprovam que 28,2% das companhias alegam dominar somente o básico para aplicar o recurso e que, apenas 25,8%, afirmam conhecer bem o Crédito do Trabalhador.
Entre as companhias que conhecem o crédito do trabalhador, a inadimplência é mais alta nas empresas de médio porte (43,8%), enquanto as pequenas registram 28,6% dos casos e as grandes, 24,3%. Regionalmente, o índice mostra mais representatividade no Nordeste (42,1%) e no Sudeste (33,3%). Por setor, a indústria (38,6%) e o comércio varejista (48%) concentram a maior parte dos casos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.