Projeto vai capacitar mão de obra especializada em programaçãoNave do Conhecimento/Divulgação
Naves do Conhecimento receberão Projeto Residência em software
Jovens selecionados na última etapa da capacitação vão receber bolsa de R$ 1.200 e um notebook; inscrições se encerram no dia 19
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) está levando o Projeto Residência em TIC: Formação em Programação Avançada para as Naves do Conhecimento por meio de um acordo assinado com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), financiado pelo Lei Federal de acesso à informática pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é formar profissionais qualificados em programação avançada para atender às demandas do mercado do Rio de Janeiro, capital e Região Metropolitana.
O projeto prevê a capacitação de alunos de cursos de tecnologias, graduados ou graduandos em cursos das áreas tecnológicas e ensino técnico, para se tornarem desenvolvedores de sistemas nas tecnologias mais atuais de informática e comunicações. O projeto tem duração de dois anos (2023 e 2024), no qual 200 jovens selecionados (duas turmas de 100) realizarão um nivelamento em linguagens de desenvolvimento e pensamento computacional. Os 80 alunos com melhor desempenho farão uma imersão de seis meses em formação em programação para o desenvolvimento de desafios reais para as empresas em duas linguagens da tecnologia. Este ano, conforme edital, já estão abertas as inscrições para a primeira turma de 100 alunos.
Nesta última etapa os jovens selecionados receberão uma bolsa de R$ 1.200 durante seis meses, um notebook e, ao final, sejam absorvidos pelo mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação.
"Este projeto é mais um passo que damos no caminho que estamos implementando no Rio de Janeiro, que é deixar a cidade cada vez mais aberta para a Ciência e a Tecnologia. Estamos levando mais oportunidades ao encontro de tanto talento que temos à disposição. Quem faz ensino técnico ou cursa alguma faculdade ligada à área de tecnologia tem mais essa ótima chance", disse Tatiana Roque, secretaria municipal de Ciência e Tecnologia.
O mercado de Tecnologia da Informação (TI) tem avançado no país, o que prova ser um nicho promissor para o futuro. A parceria com a SMCT aumentará a capilaridade com a oferta de espaços para o desenvolvimento do projeto na etapa da realização dos desafios. Serão utilizados os espaços das Nave do Conhecimento para que possa ser o ponto de encontro dos grupos com os educadores.
As inscrições vão até o dia 19 de abril. Mais informações podem ser obtidasn no Instagram da Secretaria @cienciaetecnologia.rio ou no site https://cienciaetecnologia.prefeitura.rio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.