As vagas nos cursos do Senai-RJ são reservadas para alunos das Naves do ConhecimentoRafaella Amaral/SMCT

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) e o Senai-RJ estão oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional para alunos das Naves do Conhecimento. Por meio de um acordo de cooperação, foram disponibilizadas 500 vagas em atividades com conteúdos voltados para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
A partir desta quarta-feira, 10, estão abertas inscrições para os cursos de operador de sistemas computacionais em rede, soldador mecânico, instalador de sistemas fotovoltaicos e desenhista de projetos elétricos industriais. As aulas são presenciais e acontecem, de segunda a sexta, nas unidades do Senai. Os interessados devem se inscrever no site www.navedoconhecimento.rio.

"Nosso objetivo é qualificar profissionalmente mais pessoas. Precisamos de políticas públicas focadas na redução das desigualdades nesse mercado de trabalho altamente competitivo. Essa iniciativa é mais uma oportunidade que estamos oferecendo para quem está em busca de emprego e precisa de um diferencial", destaca Tatiana Roque, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.

O curso de soldador mecânico tem início em em 5 de junho, com aulas no turno da tarde, de 13h às 17h, turma de 25 inscritos, carga horária 480 horas, na unidade Senai Vila Isabel. O aluno aprenderá a executar operações de soldagem em estruturas de aço-carbono, cumprindo os procedimentos e normas técnicas. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos e escolaridade 5º ano do Ensino Fundamental.

As aulas do curso de operador de sistemas computacionais em rede começam dia em 6 de junho, com duas turmas (25 alunos cada), turno da tarde, de 13h às 17h, e noite, de 18h às 22h, na unidade Senai Vicente de Carvalho. A carga horária é de 180 horas. O conteúdo abordará a utilização de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados, como instalar e manter infraestrutura física de redes locais. Para participar, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental I Completo.

Já o curso de instalador de sistemas fotovoltaicos começa em 19 de junho, com aulas de 8h às 12h, turma de 25 alunos, carga horária 180 horas, na unidade Senai Tijuca. O interessado deve ter idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental Completo. O curso ensinará como implementar sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid) e sistemas fotovoltaicos isolados (off grid).

O curso de desenhista de projetos elétricos industriais começa em 26 de junho, com duas turmas de 25 alunos cada, no turno da manhã, de 8h às 12h, e da tarde, de 13h às 17h, com carga horária 160 horas, na unidade Senai Tijuca. Os requisitos são idade mínima de 18 anos e escolaridade Ensino Médio Completo. Durante as aulas, o aluno aprenderá a executar desenho de projetos elétricos industriais em software CAD.

As inscrições para os cursos de Soldador Mecânico e de Operador de Sistemas Computacionais em Rede se encerram no dia 16/05. Para o curso Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, as inscrições vão até 01/06. Já para o curso de Desenhista de Projetos Elétricos Industriais, as inscrições terminam dia 05/06.

Para se inscrever nos cursos e obter mais informações, basta acessar o site www.navedoconhecimento.rio.