Sorteios acontecerão entre 11 e 15 de dezembro e serão transmitidos pelas redes sociaisArquivo / O Dia

Rio - O Colégio Pedro II iniciará na próxima segunda-feira, 9, o processo seletivo de novos alunos para o ano letivo de 2024. Serão oferecidas mais de 400 vagas para a educação infantil e o 1º ano do ensino fundamental. As vagas serão preenchidas por meio de sorteios com transmissão pelas redes sociais.
Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de novembro no site da instituição de ensino. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 40. Podem solicitar isenção os candidatos que declararem e comprovarem hipossuficiência de recursos financeiros.
Para realizar a inscrição é preciso informar o CPF do candidato. Caso o candidato não possua RG, será permitido o preenchimento com o RG do responsável. Só é permitida uma inscrição por candidato, sendo válida a inscrição que tiver sido realizada por último.

Após realizar a inscrição, é necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la até a data de vencimento no Banco do Brasil (agências, correspondentes ou internet banking). Caso seja necessário, a GRU poderá ser reimpressa durante todo o período de inscrição. 
As vagas da educação infantil são ofertadas pelo Centro de Referência em Educação Infantil, localizado em Realengo. Já as vagas para o 1º ano estão distribuídas entre os campi Engenho Novo I, Humaitá I, Realengo I, São Cristóvão I e Tijuca I.

Os sorteios acontecerão entre 11 e 15 de dezembro e serão transmitidos pelo canal do CPII no YouTube. Além do número de vagas previsto para cada série/campus será sorteado o equivalente a 50% do total de vagas oferecidas para candidatos na lista de espera e que serão convocados em caso de desistência.
Distriuição de vagas
- Educação Infantil - Realengo
Grupamento Vagas
Grupamento III (3 anos) 24
Grupamento IV (4 anos) 48

-  1º ano - Ensino Fundamental

Campus Vagas
Engenho Novo I 65
Humaitá I 70
Realengo I 13
São Cristóvão I 150
Tijuca I 70
Podem concorrer às vagas do Grupamento III candidatos nascidos entre 1º de abril de 2020 e 31 de março de 2021. Para concorrer às vagas do Grupamento IV, os interessados devem ter nascido entre 1º de abril de 2019 e 31 de março de 2020. Já candidatos ao 1º ano do fundamental devem ter nascido entre 1º de abril de 2017 e 31 de março de 2018.
Quem pode pedir isenção da taxa?

Podem solicitar isenção da taxa candidatos com baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que atendam aos requisitos do edital.
A solicitação de isenção da taxa deve ser feita entre 9 e 16 de outubro, informando os dados pessoais e o  Número de Identificação Social (NIS) do candidato. Os interessados que tenham o pedido de isenção negado poderão se inscrever na seleção pagando a taxa de inscrição até 8 de novembro.