Curso do Empreenda Rio utiliza a metodologia By NecessityDivulgação

O Empreenda Rio, curso gratuito de empreendedorismo voltado para quem já tem ou deseja abrir o próprio negócio, está com novas turmas disponíveis. Em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT), as aulas agora passam a acontecer também nas Naves do Conhecimento e Navezinhas Cariocas, espaços públicos da SMCT destinados à oferta de cursos, oficinas e eventos sobre inovação e tecnologia. No total, estão disponíveis 180 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de março.
“Nosso principal objetivo é viabilizar, através da educação, o aumento de renda das famílias cariocas. E o programa “Empreenda.Rio”, que vai acontecer nas Naves do Conhecimento e Navezinhas Cariocas, concretiza essa ideia. Essa parceria da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda é muito importante para tornar a educação uma ferramenta para aumentar o ganho mensal, uma excelente oportunidade para quem quer trilhar o caminho do empreendedorismo.”, afirma Tatiana Roque, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As turmas serão disponibilizadas nas naves de cinco regiões do município do Rio de Janeiro:
- De 24 a 28/03: 18h às 21h - Naves do Conhecimento do Engenhão e Penha (Lan Table), além das Navezinhas Cariocas de Sepetiba e Pedra de Guaratiba;
- De 24 a 28/03: 17h às 20h - Nave do Conhecimento Nova Brasília.
Para conferir mais informações e se inscrever, acesse: https://www.projetoempreendario.com.br.
O curso utiliza a metodologia By Necessity, que já capacitou mais de 172 mil pessoas em 28 países. Dividido em 10 etapas, o método permite a abertura de pequenos negócios com baixo ou nenhum investimento inicial. São cinco dias de aulas presenciais, ao longo das quais os alunos aprendem sobre gestão financeira, fluxo de caixa, precificação e marketing, entre outros tópicos importantes, e elaboram o próprio plano de negócios.
Após as aulas, os participantes recebem uma logomarca exclusiva e ainda contam com três meses de consultoria personalizada (e também gratuita) junto a especialistas. Nesses encontros, que podem ser realizados de forma online ou presencial, os alunos podem tirar dúvidas, solucionar os desafios iniciais e fazer os ajustes necessários para alavancar seus negócios.
Lançado em outubro de 2024, o Empreenda Rio já capacitou 315 pessoas em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro. O projeto é promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda em parceria com a Agência Besouro e apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.