Rio - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está oferecendo 20 vagas em um curso gratuito de Assistente de Serviços de Comércio Exterior no Rio de Janeiro. A oportunidade é exclusiva para pessoas negras de baixa renda. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho na página do programa Raízes Comex.
As aulas serão presenciais, com carga horária de 160h e com certificação reconhecida nacionalmente. Os interessados devem ter 16 anos ou mais, ensino médio completo ou em curso, e atender aos critérios de renda e raça definidos pelo programa.
A formação capacita para atuação em operações de importação e exportação, com foco em logística, despacho aduaneiro, gestão de custos e documentação — áreas com crescente demanda por profissionais qualificados.
"A oferta desses cursos está totalmente afinada à missão do Senac de educar para o trabalho, de forma inclusiva e inovadora, alcançando um número cada vez maior de brasileiros. Assim, ampliamos as possibilidades de inserção profissional da população negra neste setor estratégico para o desenvolvimento do país e impulsionamos nossa cultura exportadora", completa o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
"O Raízes Comex é uma ponte para reduzir desigualdades e conectar talentos a um setor vital para a economia. Cada vaga ocupada por uma pessoa negra em Comércio Exterior é uma porta aberta para que talentos antes invisibilizados possam contribuir com o país, mostrando ao mundo que o Brasil valoriza sua diversidade como ativo econômico ", afirma Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.