Projeto STEM Way é voltado para professores, educadores ou licenciadosDivulgação
Projeto oferece formação gratuita em educação STEM
Iniciativa vai capacitar 30 professores do Rio de Janeiro
O projeto STEM Way vai oferecer formação gratuita em Educação STEM (acrônimo em inglês para Science, Technology, Engineering and Maths — ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para 30 professores, educadores ou licenciados que atuam ou estudam na cidade do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 20.
A iniciativa foi idealizada e será conduzida pela professora Viviane Japiassú, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e Pedagógica da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e ponto focal do Pacto Global da ONU na instituição de ensino fluminense.
De junho a setembro, os selecionados participarão de webinars, visitas técnicas, evento de inovação (Rio Innovation Week) e workshops presenciais na UVA e na Nave do Conhecimento do Engenhão. O grupo aprenderá a utilizar ferramentas para aplicar projetos de educação STEM, por meio de aprendizagem baseada em projetos e metodologias ativas que possibilitam maior engajamento dos estudantes. Cada participante também ganhará um kit com materiais básicos de robótica e eletrônica básica para desenvolver essas práticas nas instituições onde atuam.
O projeto foi contemplado no programa IVLP Impact Awards e financiado pelo Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, com parceria da Universidade Veiga de Almeida e do Meridian International Center, organização diplomática estadunidense.
Em 2024, a professora da UVA foi a única representante do Brasil no programa de intercâmbio profissional de Mulheres Líderes em STEM no âmbito do International Visitor Leadership Program (IVLP), do Departamento de Estado dos EUA.
Para mais informações e inscrições no STEM Way, o interessado deve acessar link do projeto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.