Candidatos do Concurso Nacional Unificado organizam revisão de conteúdos e simulados na reta final de preparaçãoRovena Rosa / Agência Brasil
Os mais de 761 mil inscritos confirmados no CNU 2025 precisam gerenciar o tempo nesta na reta final do certame, pois falta exatamente um mês para a realização das provas objetivas.
A segunda edição do concurso é organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), sob coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Horários
Na primeira etapa, as provas serão aplicadas no turno da tarde, porém em horários diferentes.
Para cargos de nível superior (blocos temáticos 1 a 7), as provas objetivas serão realizadas das 13 horas (h) às 18 horas, no horário oficial de Brasília.
O candidato deverá permanecer obrigatoriamente na sala de realização da prova objetiva por, no mínimo, duas horas após o seu início, e de, no mínimo, uma hora após o início das provas discursivas, em 7 de dezembro.
Os inscritos que tiveram a solicitação de atendimento especializado aprovada para concessão de tempo adicional terão mais 60 minutos para realização das provas.
Prova objetiva
Confira aqui onde o CNU 2025 será aplicado
Para os cargos de nível superior, a prova objetiva será composta por 90 questões, sendo 30 questões de conhecimentos gerais e 60 questões de conhecimentos específicos.
A prova objetiva para os cargos de nível intermediário será composta por 68 questões de múltipla escolha.
Cartões de confirmação de inscrição
O documento ainda trará dados como o número de inscrição, as datas e os horários de aplicação das provas, além da informação sobre a opção do uso do nome social e se o atendimento especializado foi concedido após solicitação no ato de inscrição.
O edital do processo seletivo avisa que é responsabilidade exclusiva do candidato verificar as informações contidas neste documento.
O cartão de confirmação de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas ou quando solicitado.
CNU 2025
O processo seletivo de ingresso no serviço público também reservou 25% das vagas para pessoas negras; 5% para pessoas com deficiência; 3% para indígenas e 2% para pessoas quilombolas.
As vagas estão organizadas em nove blocos temáticos, com oportunidades para os níveis superior e intermediário.
Do total de vagas, são de 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário/técnico.
Serão 2.480 vagas para preenchimento imediato e outras 1.172 vagas para provimento no curto prazo após a homologação dos resultados do certame.
As provas – de caráter eliminatório e classificatório – serão aplicadas em 228 locais, em todo o Brasil.
O CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas de pessoas de 4.951 municípios.
No chamado Enem dos concursos, as mulheres representam 60% dos inscritos.
Em caso de dúvidas, os interessados devem acessar a página oficial do certame, criada pelo Ministério da Gestão.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.