A Sala do Empreendedor oferece cursos profissionalizantesSMTE/Divulgação

Na segunda-feira, 13, será inaugurada na Central do Trabalhador da Ilha do Governador a Sala do Empreendedor. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), em parceria com o Sebrae-Rio, abrirá às 9h a nova unidade na Estrada do Dendê, 2.080, no bairro Moneró.
Além de poder abrir e dar baixa em MEI, será possível emitir DAS, fazer alterações cadastrais e parcelamento de dívidas, entre outros serviços — tudo de forma gratuita. Para utilizar os serviços na nova Sala do Empreendedor é necessário, antes, fazer agendamento via WhatsApp pelo telefone (21) 98682-3717.
“É a sexta sala que vamos inaugurar na cidade. E, ainda este mês, vamos abrir outra no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. Nestas salas também estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes em diferentes áreas, graças a parcerias com universidades e diversas instituições’’, assinala o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.
De acordo com Marcela Cigana, gerente do programa Empreenda Rio, as Salas do Empreendedor oferecem suporte profissional para quem está abrindo uma microempresa ou quer ampliar o seu negócio.
“Nas salas, os donos de pequenos negócios podem ainda trocar experiências com outros empreendedores e formar uma rede de apoio e de divulgação de serviços”, acrescenta.
Atualmente, há mais de 1,1 milhão de MEIs no Estado. De acordo com o Sebrae-Rio, apenas na capital são 480,3 mil.
Segundo Rafael Souza, diretor da Central do Trabalhador da Ilha, a Sala do Empreendedor estava funcionando em caráter experimental. E lá foram realizados alguns cursos de gestão empresarial e financeira e de comunicação, entre outros, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e outras instituições.